Marcadores

quarta-feira, 7 de abril de 2021

AS PERNAS DE FERRO E PÉS:FERRO E BARRO

AS PERNAS DE FERRO E PÉS:FERRO E BARRO

Por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach.



O QUE A TEOLOGIA, NÃO VIU E NEM OUVIU.

 

Bom estudo, Deus te abençoe em Graça e em conhecimento.    




“A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e os seus braços de prata; o seu ventre e suas coxas de cobre.”

AS PERNAS DE FERRO; OS SEUS PÉS EM PARTE DE FERRO E EM PARTE DE BARRO. Dn. 2:32-33.

 

-O DUPLO SIGNIFICADO DAS PERNAS DE FERRO E PÈS PARTE DE FERRO E BARRO: 

Esta parte da profecia, teve seu fato figurativo histórico menor cumprido, com o domínio do IMPÉRIO ROMANO, entre (168 a.C. a 476 a. d.).

No tocante ao cumprimento do FATO MAIOR desta profecia, ele também foi projetado para os fins dos dias:

 

O FERRO: A própria Escritura define O FERRO pela sua consistência FORTE; significando o quarto reino, o do ANTI-CRISTO, o qual esmiúçará e quebrantará tudo.

“E O QUARTO REINO será FORTE COMO FERRO; pois, como ferro esmiúça e quebra tudo, como o ferro quebra todas as coisas, ele esmiuçará e quebrantará.” Dn. 2:40

 

O FERRO também aparece na visão dos quatro animais simbólicos de Daniel, exatamente na figura do QUARTO ANIMAL, representando o mesmo reinado do ANTI-CRISTO, visto acima.

“Depois disto, eu continuava olhando nas visões de noite, e eis aqui O QUARTO ANIMAL, TERRÍVEL E ESPANTOSO, E MUI FORTE, o qual TINHA DENTES GRANDES DE FERRO; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez pontas.” Dn. 7:7

 

Estas DEZ PONTAS do quarto animal fazem também um paralelo com os DEZ DEDOS DA ESTÁTUA, e possuem um mesmo significado:

“E OS DEZ CHIFRES que viste SÃO DEZ REIS, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.” Ap. 17:12 – Dn. 7:24.

 

-PÉS EM PARTE DE FERRO E EM PARTE DE BARRO

A Escritura define também o significado dos PÉS EM PARTE DE FERRO E EM PARTE DE BARRO.

“E, quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro do oleiro, e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo haverá nele alguma coisa de firmeza do ferro, pois que viste o ferro misturado com o barro de lodo.

E como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino será forte, e por outra será frágil.

Quanto ao que viste do ferro misturado com o barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro se não mistura com o barro.” Dn. 2:41-43.

 

-O FERRO NO TABERNÁCULO

No Tabernáculo não havia nenhuma espécie de FERRO, pois este metal na linguagem profética foi designado para representar o reino do Anti-Cristo, que no futuro virá de fora para dentro, dos gentios (não salvos), para pisar o Santuário.

“E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações E PISARÃO A CIDADE SANTA por quarenta e dois meses.” Ap. 11:2.

 

“...Até quando durará a visão do contínuo sacrifício, e da transgressão assoladora para que seja entregue o santuário, e o exército, AFIM DE SEREM PISADOS? Dn. 8:13b.

 

 

 


-O BARRO NO TABERNÁCULO E NA ESTÁTUA

A Escritura fala de DOIS TIPOS DE BARROS: O BARRO PARA A HONRA, E O BARRO PARA A DESONRA.

“Ou não tem o oleiro poder sobre O BARRO, para da mesma massa fazer UM VASO PARA HONRA, E OUTRO PARA A DESONRA? Rm. 9:21.

 

-O BARRO DE HONRA NO TABERNÁCULO: Era representado pelo Sumo Sacerdote, que entrava uma vez ao ano no Santo dos Santos, diante da presença de Deus, com sangue alheio (Hb. 9:7); prefigurando Cristo, a semente da mulher (Gn. 3:15), O VERDADEIRO VASO DE HONRA o qual mais tarde, penetraria no Santo dos Santos celestial diante de Deus, com seu próprio sangue.

“Ora a suma do que temos dito é que temos UM SUMO SACERDOTE tal, que está assentado nos céus à destra do trono da Majestade,

Ministro do Santuário, E DO VERDADEIRO TABERNÁCULO, o qual o Senhor fundou e não o homem.” Hb. 8:1-2.

 

-O BARRO DE DESONRA NA ESTÁTUA

Já na estátua, os pés em parte de barro representam O BARRO DE DESONRA E DA IRA; formados pelos israelitas e gentios que misturar-se-ão com o FERRO (governo Anti-Cristo). Dn. 11:32.

“E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência OS VASOS DA IRA, preparados para perdição”. Rm. 9:22.

 

-O BARRO DE HONRA E DE DESONRA, FORA DO TABERNÁCULO

As doze tribos de Israel habitavam ao redor do Tabernáculo, estes eram CIRCUNCIDADOS, e estavam sob o concerto do Senhor (Gn. 17:10-11), por serem OS RAMOS NATURAIS (Rm. 11:21), figurativamente eram considerados também BARRO DE HONRA.

Já O BARRO DE DESONRA, representava AS NAÇÕES GENTIAS que ficavam fora do Tabernáculo, as quais eram INCIRCUNCISAS, por não terem chegados ainda ao concerto do Senhor.

 

EXISTE UM QUINTO REINO NA ESTÁTUA?

Não, os intérpretes históricos têm feito separação dos PÉS EM PARTE DE FERRO, DOS PÉS EM PARTE DE BARRO (Dn. 2:33), acreditando erroneamente que tratam de DOIS REINOS DIFERENTES dentro da estátua, acrescentando UM QUINTO REINO a ela. Mas esta teoria se mostra completamente divorciada, tanto na letra bíblica, quanto da ordem profética. A Escritura é clara e trata apenas de QUATRO REINOS:

“E O QUARTO REINO SERÁ FORTE COMO O FERRO; pois como o ferro esmiuça e quebra tudo, como o ferro quebra todas as coisas, ele esmiuçará e quebrantará.

E, quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro do oleiro, e em parte de ferro, isso será UM REINO (NÃO DOIS REINOS) dividido: contudo haverá NELE   (NÃO NELES) alguma coisa de firmeza do ferro, pois que viste o ferro misturado com o barro de lodo.

E como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte O REINO (NÃO OS REINOS) será forte, e por outra será frágil.

Quanto ao que viste do ferro misturado com o barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro se não mistura com o barro.” Dn. 2:40-43.

 

Conforme vimos, além de não existir UM QUINTO REINO PROFÉTICO na estátua, também os maus intérpretes das profecias, não apresentam nenhuma outra base bíblica, nem do A.T. e nem do N.T, não passando de mera especulação.

 

Ao passo que as bases e a ordem profética dos QUATRO REINOS mostradas por nós nas Escrituras, são patentes tanto no A.T quanto no N.T: NAS QUATRO PARTES DO TABERNÁCULO, NOS QUATRO ANIMAIS SIMBÓLICOS (Dn. 7:3), NOS QUATRO CAVALEIROS DO APOCALIPSE, etc...

 

 

 


 -A MARCA DA BESTA 666

A maioria teológica acredita que a marca da besta será UM CHIP implantado no corpo humano (o Verychip=chip de implante); e que todos os produtos mundiais serão rastreados pelo RIFD (identificação por rádio freqüência). Mas isto é outro grande engano, pois a segunda besta (Anti-Cristo) não precisará copiar tecnologia humana alguma, para colocar a sua marca. No seu governo, este personagem manifestará ao mundo outra tecnologia: A DOS ANJOS, que superará em muito a nossa, sendo: FORTE E PODEROSA (II Pe. 2:11). Mesmo porque, até ao final da 3ª guerra mundial, as tecnologias humanas, estarão em processo de extinção.

 

Portanto, a Bíblia afirma que este QUARTO REINO, será “DIFERENTE DE TODOS” os reinos, inclusive em comparação até ao da primeira besta; aludindo várias vezes que o tal, será de “OUTRO MUNDO”.

a)- Seu líder, descerá de uma outra dimensão à terra. Ap. 12:12-13.

b)- Não será da mesma semente do barro de Adão.

c)- Terá a consistência do FERRO.

d)- Trará literalmente a Morte e o inferno à terra. Ap. 6:8.

e)- Seus anjos (demônios), misturar-se-ão com a semente humana, mas não se ligarão ao barro.

f)- Seus exércitos escarnecerão dos reis e das suas fortalezas. Hc. 1:10

g)- Pisará a pés, o restante da semente da mulher. Dn. 7:7 – Ap. 12:17

 

Aliás, para dominar e governar totalmente a terra, em apenas 1.290 dias de governo (Dn. 12:11), o Anti-Cristo terá que ser mesmo alguém de um poder e uma ciência de outro mundo, tendo em vista que a tecnologia do CÓDIGO DE BARRAS inventada nos Estados Unidos em 70, nem depois de 42 anos (2012), conseguiu alcançar totalmente  o mundo. Muito menos O VERYCHIP DE IMPLANTE e nem O RIFD, poderão alcançar toda a população mundial, em apenas TRÊS ANOS E MEIO.

 

Diante destas verdades, preferimos não acrescentar e nem diminuir as Escrituras, o Apóstolo Paulo mencionou para a Igreja, o poder e a ciência que o inimigo trará ao mundo, na sua vinda.

“A esse CUJA VINDA é segundo a eficácia de Satanás, COM TODO O PODER, E SINAIS E PRODÍGIOS DE MENTIRA,

E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.” II Ts. 2:9-10.

 

“E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas;

Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.

Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o NUMERO DA BESTA; porque é um número de um homem, E O SEU NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS.” Ap. 13:16-18.

 

A DURAÇÃO DO PERÍODO DAS PERNAS DE FERRO E PÉS: FERRO E BARRO

“E desde o tempo em que o contínuo sacrifício for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá MIL DUZENTOS E NOVENTA DIAS”. Dn. 12:11

 

A exemplo da 1ª besta, o Anti-Cristo dominará o mundo até a consumação deste século mau (Dn. 9:27d). A Bíblia ressalta que lhe será dado um tempo de TRÊS ANOS E MEIO, ou MIL DUZENTOS E NOVENTA DIAS de domínio total sobre a terra e de perseguição ao povo israelita; que somados aos três anos e meio de perseguição que haverá antes sobre a Igreja gentia, completará SETE ANOS.

 

Passado os dias do Anti-cristo (1.290), e mais 45 dias, o anjo Gabriel deu uma previsão de tempo, mais próxima da vinda de Jesus.

“BEM-AVENTURADO O QUE ESPERA E CHEGA ATÉ MIL TREZENTOS E TRINTA E CINCO DIAS.” Dn.12:12

 

O LIVRAMENTO COLETIVO, PARA A IGREJA NO PERÍODO DO ANTI-CRISTO

João viu em sua visão, o cumprimento dessa profecia na figura DA MULHER perseguida pelo Dragão, escondida e sustentada no deserto.

“E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, PERSEGUIU A MULHER que dera à luz o varão.

E foram dadas à mulher duas asas de grande águia para que voasse para o deserto, ao seu lugar (Moabe) onde é sustentada por um tempo, e tempos, e  metade de um tempo, fora da vista da serpente.

E o Dragão irou-se contra a mulher (Igreja), e foi fazer guerra ao resto da sua semente, (os remanescentes israelitas) os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Ap. 12:13-17.

 

“Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Is. 55:6

 

Jaime e Júlio

BISPA ELIANE COMPARTILHA